Fórum-Ð10

Fórum de Integração dos Portais de Jogos de Narração.
 
PortalInícioCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 
 

 Pandora: Mistério Mitológico

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Narrador
Veneravel Ancião
Veneravel Ancião
avatar

Mensagens : 89
Pontos : 120
0
Data de inscrição : 25/06/2009

MensagemAssunto: Pandora: Mistério Mitológico   Sab Jan 16, 2010 8:29 pm

falaremos sobre Pandora. Mas não é a Pandora do filme “Avatar” não, é a da mitologia Grega…

Pandora (que significa bem dotada), na mitologia grega foi a primeira mulher que existiu na Terra, criada por Zeus para castigar os homens pela ousadia do titã “Prometeu” em roubar o segredo do fogo dos céus vários deuses colaboraram para o surgimento dela, o primeiro foi Hefesto (Vulcano), que a moldou da argila, Afrodite (Vênus) lhe deu a beleza, em seguida, Febo (Apolo) deu lhe o talendo musical, Ceres (Deméter) a ensinou a arte da colheita, Atena (Minerva) a concedeu habilidade manual, Mercúrio (Hermes) dotou-a do dom da persuasão, Poseidon (Netuno) lhe deu um colar de pérolas com a certeza que não ia se afogar, alem de outros, ao final Zeus após de dar uma série de características pessoais, enviou-a para a Terra, e foi dada como presente a o irmão de Prometeu (Epimeteu).
Diz a lenda que antes de Pandora existir, o titã Prometeu e seuirmão pertenciam a uma raça gigantesca que antecedeu o homem sobre a Terra, foram encarregados de criar a raça humana como os animais dando a cada um condições de ambientes para viver.

Epimeteu teve a tarefa de dar as características para cada animal (velocidade, guelras, garras, asas, etc…), mas quando deveria produzir o homem, que deveria ser superior aos demais seres que com ele iam compartilhar a vida na terra, não sabia como ia fazer. Desorientado e sem saber o que fazer, ele recorreu a o irmão, que subiu ao céu com a ajuda de Atena acendeu a tocha no carro de Hélios (não entendi), o deus-sol, trazendo o fogo para o homem, assim, o recurso que poderia fazer dele superior as outras espécies.

Zeus irritou-se com a atitude de Prometeu, e desejando puni-lo, enviou-lhe a recém-acabada Pandora, mas o titã recusou. Em seguida foi oferecida a Epimeteu, mesmo sendo avisado por Prometeu que sempre desconfiasse dos presentes dados pelo deus maior, a aceitou e casou-se com ela.

Para alguns autores, a primeira mulher levava consigo uma caixa que continha os maiores males do mundo tais como doenças de corpo e do espírito( inveja, vingança, despeito, etc…).Para outros quem guardava esta caixa era Epimeteu com sentimentos malignos que preferia não dar ao homem.Uma terceira versão diz que, com uma ordem de Zeus, Prometeu foi preso e condenado a ficar no alto de uma montanha, aonde, todos os dias, uma águia vem comer suas víscera, que são regeneradas a noite, por todos os dias uma águia gigante vem comer suas vísceras, ficando para sentir dores por toda a eternidade.

Antes, Prometeu deixou com seu irmão uma caixa contendo todos os males que poderiam atormentar o homem, pedindo-lhe que a olhasse com cuidado e não deixasse ninguém olhá-la. Atendendo essa recomendação, Epimeteu colocou a caixa entre duas gaiolas com gralhas no fundo da caverna onde morava. Desse modo, caso alguém se aproximasse sem que ele percebesse, as gralhas fariam barulho insuportável alertando-o sobre o intruso.

Mas, Pandora, o seduziu e conseguiu convencer ele a tirar as gralhas da caverna alegando que não se sentia bem perto das aves por que tinha medo delas. Mais tarde após tê-la amado tanto, ele caiu em sono profundo, Pandora não desperdiçou a oportunidade abriu a caixa permitindo que todos os males como mentira, doenças, inveja, guerra, velhice e outros mais, ela entrou em pânico e fechou a caixa antes que o último escapasse, o que acaba com a esperança.

Uma outra versão diz que a intenção de Zeus quando mandou Pandora era pra agradar os homens, e que em seu presente de casamento recebeu uma caixa aonde todos os deuses colocaram um bem. Infelizmente, Pandora abriu a caixa sem querer, e todos os bens escaparam e desapareceram, com exceção da esperança, jóia preciosa.


Então Pandora liberou todos os males do mundo ou liberou todos os bens que conhecemos hoje?
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Pandora: Mistério Mitológico
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Regras Departamento Tecnológico
» Kit- Xerxes Break(Pandora Hearts)
» O QUE HOUVE EM PANDORA!!! AO MENOS DIZ NEH!
» [US] Pandora Boxley-Ellen Degeneres Show
» O Artefato (Crônica Livre)

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum-Ð10 :: Assuntos variados :: Interação-
Ir para: